quinta-feira, 26 de julho de 2012

Caso de Denver - Como a cidadania e a razão podem nos salvar das nossas próprias omissões.

Reprodução da internet.
Na sexta-feira por volta da meia noite neste mês de Julho nos Estados Unidos da América, aconteceu mais um episódio que chocou esse país e o mundo. Quando um atirador se fingindo passar por um “costume play” entrou no Cinema Century, no shopping Center Aurora, que fica no subúrbio de Denver, e massacrou violentamente os expectadores do Filme que estreava: "Batman: O Cavaleiro das Trevas Ressurge".
O Atirador estava com uma roupa preta segundo as testemunhas, armas das quais uma bomba de gás, e os cabelos pintados de verde. . Esse foi o pior ataque nos EUA desde que um psiquiatra do Exército matou 13 soldados e civis na base militar de Fort Hood, no Texas, em 2009
O suspeito foi identificado como James Holmes, de 24 anos. Isso aconteceu a apenas 32 km do local do massacre na escola de Columbine, que matou 12 alunos, um professor e deixou 24 feridos em 1999.

Esses episódios relembram as horas de terror que passaram os alunos de uma escola do Rio de Janeiro em Realengo.

São histórias tristes que nos causam medo e insegurança, tristeza e revolta, é um assunto complicado em relação à dor dos parentes das vitimas e dos sobreviventes. Porem é um assunto que deve ser tratado com toda a seriedade e critério.
Nos meus textos muitas vezes eu não uso argumentos bem concisos e isso de forma intencional, para que possa fazer refletir mais sobre o assunto, ao invés de simplesmente vender a minha ideia, pois se conseguir fazer que o assunto seja discutido com a opinião de cada um. Então terei alcançado os objetivos do Blog.
Mas esse assunto não é tão simples. E mesmo sendo direto, devo embasar meus argumentos de forma concisa e clara.
O que ocorre é que os casos que aconteceram e que vêm se repetindo são parecidos e tem conexões, mas o mais comum nesses casos são as idades dos atiradores. E o que a sociedade deveria fazer é tentar prevenir que essas tragédias aconteçam porem para isso é necessário uma ação conjunta de um esforço de toda a sociedade.
Porque o problema é de saúde pública e é de tal complexidade que afeta a todos nós indireta e diretamente, o que muitos, ou todos negam, fazendo esse problema se tornar uma dor silenciosa e mortal.
Os higienistas podem dizer que o problema da violência é social e que se devem “eliminar certas classes com a mesma violência para poder se obter a paz”. Mas esse é o velho discurso que o mais fraco deve dar lugar ao mais forte, em franca contradição ao discurso dos que querem o bem que dizem “devemos proteger os mais fracos e os oprimidos”.
Porque o assunto envolve essa característica de quem necessita de ajuda e não de ser exterminado, esse assunto esta relacionado ao interior de cada um de nós e não a nossa condição social, qual nosso nível intelectual ou o quanto temos de ações na Bovespa ou Wall Street, sim estou falando da depressão.
A Depressão é uma doença como tantas outras na medicina e não como pensam, uma forma de chamar a atenção dos outros como se a pessoa fizesse ceninha para não trabalhar nem se relacionar. Sem motivos para vergonha e com real necessidade de tratamento, assim como a medicina faz com a asma, gastrite, hipertensão, etc. Essa doença afeta todas as pessoas, de todas as idades, de todas as nacionalidades, em todas as fases da vida. Sim isso mesmo, eu você, a pessoa que esta ao seu lado, ou seu amigo na Rede Social pode sofrer dessa doença como podemos sofrer qualquer outra. Estima-se que cerca de 5% da população mundial sofra de Depressão (incidência) e que cerca de 10% a 25% das pessoas possam apresentar um episódio depressivo em algum momento de sua vida (prevalência).
E eu tenho certeza de que era disso que sofria ou sofrem as pessoas que de uma hora para outra se tornam monstros incontroláveis e imprevisíveis.
A depressão muitas vezes é invisível alguém da sua família pode estar neste estado e quando isso acontece conosco, muitas vezes não damos atenção necessária a isso, o que é muito grave. Isso porque a depressão pode muitas vezes levar a pessoa neste quadro clinico ao suicídio direto ou indireto. Isso porque na tentativa de suprimir a angustia a pessoa depressiva recorre a se expressar mais com atitudes destrutivas do que com conversas e aconselhamentos, e o grupo que mais se enquadra nessas atitudes são os jovens, isso porque na nossa sociedade não existe a figura do conselheiro, muitas vezes essa figura esta obscurecida dentro da figura do professor, do pai, ou da mãe, ou do consorte, que nesse momento da depressão já estão ausentes.
A depressão não tem causa especifica apenas em pessoas que vivem com problemas constantes no trabalho ou com a família nas despesas etc. Mas ela pode aparecer em todas as idades, principalmente nos jovens, e assim a doença pode se tornar perigosa em outra fase da juventude quando uma situação de crise pode agravar a doença, criando um quadro patológico instável. E ai nesse caso onde pode haver o descontrole da pessoa que até então se comportava normalmente e repentinamente causa desastres no meio em que vive, sim porque uma pessoa no estado psiquiátrico evoluído irá causar sempre danos na comunidade onde vive.
Um caso de depressão em crianças esta relacionado ao Bullyng tanto da criança que sofre quanto da pratica o Bullyng. Sim esta certa essa afirmativa, a criança que pratica o Bullyng sofre de depressão mas ela a põe pra fora em forma de violência, porque é a forma com que essa criança lida com a sua depressão, enquanto que outras lidam de outra forma, por exemplo quem sofre o Bullyng se isola, do convívio com as outras crianças, e se afasta até do contato com os pais, muitas vezes não dizendo o que esta acontecendo na escola.
E isso é uma situação que precisa de uma intervenção urgente, porque a violência é o sintoma de que as pessoas e nesse caso principalmente os jovens estão doentes.
Não é raro no noticiário, vermos como os jovens se tratando com violências nas escolas, e isso não é um problema educacional é um problema de saúde pública, onde cada jovem que apresentar um quadro depressivo precisa de uma orientação de um profissional. E não é vergonha levar um filho a um psicólogo ou psiquiatra, pois ele estará tratando da saúde como se estivesse tratando da saúde referente a qualquer doença, não é sinal de que a pessoa esta louca, é sinal de que algo esta errado e é preciso ser tratado.
E é errado passarmos a cultura de que quem frequenta profissionais em psicologia e psiquiatria são pessoas loucas e insanas, ao contrário são pessoas que estão cuidando da sua mente, intervindo com profissionais porque as coisas por um momento saíram do controle, mas que logo irão se normalizar. Existe maneira sim de prevenir que coisas horríveis como essas aconteçam, e não é o que os higienistas sociais pregam, como por exemplo, a catalogar as pessoas como loucas e normais as separando umas das outras. Esse problema pode ser resolvido com amor, atenção e carinho e isso já partindo das pessoas próximas de quem apresenta qualquer quadro de depressão.
No caso de realengo, onde o Atirador Wellington Menezes de Oliveira matou muitas crianças e deixou outras feridas, o atirador sofria de depressão, porem a família não o acompanhava, ele vivia só em um cômodo, todos o viam como uma pessoa normal, porque ele não transparecia sua depressão, e esses são os casos mais graves onde só as pessoas mais perto podem detectar se a pessoa não esta bem, e repentinamente, de um jovem pacato ele se transforma, causando dor e sofrimento as pessoas de sua comunidade.
Isso porque as relações humanas estão cada vez mais artificiais, onde pouco ou quase não há preocupação com o outro, e isso não é racional, pois se quisermos viver em paz devemos nos preocupar com as pessoas do nosso núcleo social, começando por nós mesmos, e depois pelos nossos familiares, e assim pela nossa comunidade, porem se cada um conseguir fazer o mínimo por si e pelo os que estão perto já poderá fazer muita coisa pela comunidade, se cada um tiver esse compromisso será um grande passo, pois o bem próprio gira em torno do bem da própria comunidade. Porem existem os casos de pessoas que se negam a procurar ajuda, isso por causa do preconceito relacionado a depressão como disse acima, então se conseguir transmitir essa mensagem para sua comunidade de que depressão pode ser e dever ser cuidada, como uma gripe, ou problema intestinal, já é em si a ajuda que podemos dar a comunidade como um todo. Pois informação é poder. 

Por isso que o desarmamento, não é a solução, nem como mais armamento, não é a solução, muito menos outras medidas de higienização social, e sim a informação, e o cuidado do seu próprio equilíbrio e dos que estão a sua volta, com informação que é a arma mais eficaz contra todo o preconceito.

Não se trata apenas de um discurso bonito, mas de ações afirmativas e racionais, baseadas na razão mesmo, e na inteligência mesmo.
Às vezes nos perguntamos o porquê quando a resposta esta bem ao nosso lado, e muitas vezes dizemos que queríamos mudar as coisas e nos sentimos impotentes, quando o poder de mudar é tão simples como somar dois mais dois.
Temos a ciência ao nosso lado para resolver muitos problemas, e dizer que só Deus pode fazer alguma coisa é se omitir.
Se vivemos em uma sociedade é hora de termos cidadania na nossa agenda, para que não sejamos a próxima vitima das nossas próprias omissões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que pensa sobre isso?